Primeiramente, o exame vestibular designa o processo de seleção de novos estudantes para ingressar nas Universidades, entretanto é algo que existe em poucos países. Na maioria dos países o ingresso na faculdade ou é limitado a determinadas pessoas ou grupos, ou é livre a quem quiser ou tiver condições financeiras para pagar as despesas. Em países como os Estados Unidos não há universidades públicas, apenas particulares, que, em sua maioria são abertas a quem quiser, e tiver condições financeiras, o exame de ingresso só é necessário para quem pleiteia bolsa de estudos.
No país vizinho do Brasil, na Argentina, não existe vestibular como forma de ingresso nas Universidades, à ordem é de "Educação para todos". Essa cultura, já dominante no sistema educacional do país desde a segunda metade do século XIX relativamente à educação básica, e consagrada a partir da Reforma Universitária de 1918.. Desta forma, o ensino é democrático, livre, público e gratuito para qualquer cidadão do mundo que deseje estudar em terras argentinas.
Já para nós brasileiros parece estranho o fato de não haver processo seletivo para o ingresso na Universidade, e até mesmo gera insegurança com relação à qualidade do ensino, mas assim como para nós é estranho não haver vestibular, para eles, argentinos, estranha a ideia de que alguém queira estudar, e até mesmo tenha condições de pagar uma faculdade particular, tenha que realizar uma seleção e aguardar ser aprovado, é uma questão cultural. Portanto não se espante, e acredite o ensino realmente é de qualidade.
Endereço:
Av. Presidente Vargas, 902
São Borja/RS - Brasil - CEP: 97670-000
Telefones:
+55 (55) 3431-7156
+55 (55) 99688-4141
Whatzapp:
+55 (55) 99688-4141
E-mail:
contato@medassessoria.com.br
O estudante de medicina Lucas Dalavia Domingues fala sobre o serviço prestado pela MED Assessoria.
Endereço para envio de documentos:
Conheça mais sobre o ensino superior da Argentina :: Estude na Argentina
Av. Presidente Vargas, 902
São Borja/RS - Brasil - CEP: 97670-000